Dia da Independência da Ucrânia: Uma Homenagem do Templar Corps
Em Março de 2022, o Templar Corps International – Portugal partiu do Algarve com uma coluna de viaturas numa missão humanitária rumo à fronteira da Ucrânia. Levava alimentos, medicamentos e muita esperança. Voltou com famílias refugiadas, unidas novamente com os seus em Portugal. Foi um gesto simples, mas muito significativo e profundo: transformar a estrada em ponte de vida e de união entre os povos, ainda que distantes e que a Paz tem de ser laboriosamente promovida mesmo com esforço.
Hoje, 23 de Agosto, celebramos o Dia da Bandeira da Ucrânia — símbolo azul e amarelo da liberdade e da perseverança. Amanhã, 24 de Agosto, assinalamos o Dia da Independência da Ucrânia, recordando que a coragem de um povo inspira o mundo e é um exemplo de Fortitude e de luta pela Verdade, pela Justiça e Liberdade de um povo e de uma Nação.
O TemplarCorps honra esses dias, os de hoje e de amanhã e, sobretudo, os dias de Março de 2022 em que levámos Esperança a quem desesperava. Uma palavra aos irmãos do Grão-Priorado de Portugal da OSMTHU – da Comenda de Laccobriga e do Conselho Prioral – activamente envolvidos em toda a logística que deu suporte antes e durante a missão, às Entidades Públicas e privadas envolvidas, os doadores e patrocinadores e lembrando que cada acto de solidariedade é também uma vitória da paz.
A missão iniciou em Lagos, passou por São Braz de Alportel e Almodôvar, juntou-se com viaturas vindas de Lisboa e Camarate e, em Coluna Humanitária, seguiram para a fronteira com a Ucrânia, sob a Bandeira do Templar Corps e subordinada à regência da Ordem do Templo :: OSMTHU.
Viva a Ucrânia livre. Viva uma Europa de harmonia entre todos os seus povos e que venha breve, com o compromisso de todos e na graça de Deus.
non nobis, Domine, non nobis, sed Nomini Tuo da gloriam
Recorde a MISSÃO em 2022. HELP UKRAINE – REFUGEE