Missão para recolha de alimentos não-perecíveis no Algarve

No dia 25 de Julho foi efectuado o apelo aos Irmãos do Priorado Secular da OSMTHU e ao Templar Corps International para cooperarem no pedido de ajuda externa na recolha de bens alimentares não perecíveis. Em cinco dias, tivemos vários Irmãos da Ordem que reagiram e geraram a onda solidária necessária que ultrapassou as expectativas. A dispensa da Casa Padre Almeida está lotada. E mais, a continuidade da sua missão está garantida por mais umas semanas.

É devida uma referência especial aos Irmãos que se mobilizaram e que deram umas horas do seu tempo em prol da Comunidade através do seu trabalho na Ordem, mas sem antes referir que tudo isto é possível por via da OSMTHU e do Priorado, que gerou mecanismos para que possamos activar recursos e por determos a confiança e delegação de competências conferidas pelo Sereníssimo Grão-Prior Geral de Portugal, o F+ Luís de Matos.

Na acção participaram Irmãos e Irmãs, bem como amigos da Ordem de Portugal, Espanha e Inglaterra.

Assim a companhia de irmãos envolvidos directamente são:

F+ Victor Varela Martins, KCTJ
F+ José Elias, KTJ Hospitalário de Laccobriga
F+ João Rafael Gonçalves, KTJ Preceptor de Almádena
F+ Luís Alves Costa, KTJ Preceptor de Vale do Sousa
F+ Amadeu Silvestre, KTJ Preceptor de Setúbal
S+ Zezinha Maria José Justo, DTJ Senescal de Laccobriga
S+ Lidia Antunes, DTJ
I+ Nelson Santos, KTJ
I+ Anita Leal, DTJ
I+ José Eusébio, KTJ
I+ Thomas Antunes, KTJ
I+ Sandra Oliveira, DTJ

A estes juntam-se os de Espanha e Inglaterra, cooperantes à distância.

A estes, vários Voluntários da CPA se juntaram para gerir os recursos no espaço e diversas pessoas anónimas que cooperaram com o projecto, doando bens alimentares, nomeadamente um grupo de trabalhadores da empresa MOEVE, de Palos de La Frontera (cidade geminada com Lagos) que rapidamente aderiram ao pedido de ajuda e juntaram mais de 300kg de bens alimentares e os transportaram de Huleva (Espanha) para Lagos, assim como a Óptica Fábrica dos Óculos, de Lagos e a Ervanária NaturBoticae, que cooperaram na recolha e aquisição de alimentos.

Um pensamento muito especial ao nosso amigo e reverendo Padre Almeida, padre Redentorista, que dedicou muitos anos da sua vida a Lagos e às suas gentes, que iniciou este labor assistencialista num tempo em que tudo era difícil, num corredor anexo à Sacristia da Igreja de Santa Maria de Lagos e onde a Comenda de Laccobriga tantas vezes foi entregar o pouco que conseguia reunir entre os nove Irmãos que iniciaram a presença Templária no Algarve e as grandes quantidades recolhidas anualmente por via das Jornadas Templárias Ecuménicas.

O Pe Almeida sempre soube receber e muito nos deu, seja no acolhimento quanto na aceitação e apoio, ou não tivesse ele, também, um percurso de peregrino e missionário em terras longínquas. Que as suas orações de hoje possam conter um pensamento e uma palavra em nosso favor!

Uma palavra também ao reverendo Pe Nelson Rodrigues, pároco de Lagos, por ter criado este projecto caritativo e por tanta gente de boa-vontade se ter associado ao mesmo.

De referir que, tristemente, nada está feito. Que nada está cumprido ou alcançado enquanto houver uma Alma carênciada na Terra. Pois se este projecto assistencialista existe para mitigar a carestia física e nutricional de cada dia daqueles que estão numa fase menos activa ou desafogada das suas vidas, o objectivo maior é o de que todos possam deter o poder em si mesmos de não terem a necessidade de a ele recorrer. Que no nosso trabalho, oração e acção possamos ser cooperantes para um mundo melhor e mais justo e equitativo!

Mas, enquanto não se alcança tal dimensão de bem-estar no mundo, que hajam as condições para que toda a Obra de Misericórdia se cumpra, para a maior glória de Deus Pai. Pois que, sempre que os Irmãos da Cavalaria Templária agem na Comunidade e para benefício das suas gentes, património e instituições, o serviço é ao Altíssimo, não a nós!

Em cinco dias reunimos uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis por entre gente de boa-vontade e de coração fraterno é a expressão do amor cristão expresso pela Cavalaria Templária em si mesma.

Um obrigado a Todos os respeitáveis Irmãos envolvidos e a todos os doadores que aderiram à chamada ao serviço. Todos ressoaram na tónica Templária!

Aos beneficiários que virão a receber todos estes bens, que além do alimento para o corpo possam receber o calor e o afecto, a força do Paráclito que seja transformadora das suas vidas, para que possam, num futuro próximo, serem eles próprios as mãos que servem.

Para a maior glória de Deus.

In Hoc Signo Vinces

Grão-Priorado de Portugal da OSMTHU
O Comendador de Laccobriga